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Projeto Hortec

Em parceria com a Sicredi o Projeto “Hortec” renasceu no dia 12 de setembro de 2024 com a participação dos colaboradores Sicredi, alunos, professores e colaboradores da Etec Alcides Cestari. Projeto: Hoterc e ComposteiraAuxiliar de […]

13 de setembro de 2024 8:27 pm Destaque, Manchete

Em parceria com a Sicredi o Projeto “Hortec” renasceu no dia 12 de setembro de 2024 com a participação dos colaboradores Sicredi, alunos, professores e colaboradores da Etec Alcides Cestari.

Projeto: Hoterc e Composteira
Auxiliar de docente: Vinicius Borges Fenerick

Resumo
O projeto “Hortec e composteira” tem por objetivo, propiciar atividades participativas para os alunos, colocando-os como protagonistas no ciclo educacional e proporcionando autonomia. Dos objetivos específicos, o projeto visa o desenvolvimento de diversas competências e habilidades previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), nas áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Dessa forma atribuindo sentido na aprendizagem e possibilitando o desenvolvimento do sentido social aos alunos, trazendo para o ambiente educacional discussões acerca de questões socioambientais, econômicas e de sociais.

Objetivo Geral
Estimular a participação do corpo discente, desenvolver o pensamento e visão crítica de situações sociais, socioambientais e econômicas, fazendo uso de conhecimentos desenvolvidos em sala atribuindo significado na ação estudantil. Por meio das ações de planejar, executar, zelar, e analisar os resultados da horta da escola, e fazer uso da composteira/minhocário para a síntese de adubo orgânico e de baixo custo.
Objetivos Específicos
• Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva; (BRASIL, 2018, p. 9)
• Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas; (BRASIL, 2018, p. 9)
• Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta; (BRASIL, 2018, p. 9)
• Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. (BRASIL, 2018, p. 9)
• Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, ou ainda questões econômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a consolidar uma formação científica geral. (BRASIL, 2018, p. 523)
• Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos, em seus campos – Aritmética, Álgebra, Grandezas e Medidas, Geometria, Probabilidade e Estatística –, para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente. (BRASIL, 2018, p. 523)
• Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e/ou global. (BRASIL, 2018, p. 539)
• Analisar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). (BRASIL, 2018, p. 539)

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